Quais os sintomas indicativos de problemas na ATM - Tratamento da ATM - Dra. Ivanise Barros

Quais os sintomas indicativos de problemas na ATM

Categoria: Diagnóstico - 18 março 2010

Quando a Articulação Temporomandibular (ATM) encontra-se alterada por alguma patologia, poderá apresentar uma função anormal conhecida como disfunção temporomandibular(DTM). Essa disfunção caracteriza-se por vários sintomas : dor na própria ATM, cefaléia (dores de cabeça), estalos ao abrir a boca, otalgia (dor no ouvido), dor articular, dor em região de face (muscular) , limitação da abertura bucal, dor na coluna cervical , cansaço crônico ao acordar, dor durante a mastigação (principalmente de alimentos mais rígidos), zumbido, vertigens ou tonturas, sensação de ouvido tapado, sensação que não está escutando direito, ou ainda  dor na mandíbula, etc

Dor de cabeça, dor no ouvido ou estalos na articulação são sintomas de patologias na ATM

Dor de cabeça, dor no ouvido ou estalos na articulação são sintomas de patologias na ATM

A quantidade e intensidade destes sintomas vai depender do tipo de patologia que está causando esta disfunção e fatores individuais. Quando há presença de dor, ela pode ter graus variados, dependendo também de quem a sente, porque o fenômeno dor é muito subjetivo.

O que deve ser questionado é: sempre que tenho um desses sintomas é uma certeza que minha(s) ATM (s) não estão funcionando adequadamente? 

Na realidade  sempre que  o organismo apresenta qualquer sintoma,  ele já está dando indícios que algo não está funcionando corretamente e , portanto, deveremos ficar no mínimo atentos!

Dores de cabeça freqüente podem ser indicativos de tanto uma cefaléia crônica de causas locais ou sistêmicas , como de uma disfunção temporomandibular, hipertensão ou outras patologias…

É comum os pacientes me procurarem relatando apenas um sintoma e quando começo a fazer perguntas eles relatam vários outros que nem se davam conta que existiam por acharem “normal”. Por exemplo: já haviam feito vários tratamentos para cefaléia crônica sem nenhum resultado e me procurou por estar sentindo dor na mandíbula. Quando questionado ele relatava  dor ao mastigar alimentos duros e cansaço crônico. Relacionava os fatos à dor de cabeça freqüente e não a alguma patologia na ATM. Após tratamento sumiram todos os sintomas.

Nada melhor do que relaxar sem dor

Nada melhor do que relaxar sem dor

Os sintomas auditivos também são muito comuns em indivíduos que apresentam alterações em região de ATM. É freqüente os pacientes me procurarem relatando que já passaram por várias consultas com otorrinos com a sensação que o ouvido  está tapado ou que não estão escutando direito.

Portanto, a melhor conduta é  conversar com seu Dentista ou Médico, especialista na área para uma melhor investigação.

Compartilhe!
    

    Comentários (83)

     

    1. Gabriel disse:

      Dra. Sinto dores na mandíbula já faz uns três anos. Contudo acerca de 1 ano sinto dores fortíssimas, quase que insuportáveis. Moro no interior e aqui não temos um número significativo de especialistas na área. Recentemente fiz uma tomografia. Minha dentista disse que tenho um oclusão ruim, mesmo já tendo feito uso de aparelho ortodôntico. Minha boca tem uma boa abertura, porém ao fechar estala e desvia para a esquerda antes de fechar. Acordo com dores quase todos os dias, sinto fortes dores de cabeça e não posso nem sonhar em deitar com o rosto virado para a cama. Quando eu alongo o pescoço para frente e para trás, assim como para um lado e para o outro também ouço o estalo da mandíbula. O que devo fazer? Atualmente me mandaram para uma fisioterapeuta em atm, isso vai resolver?

    Deixe uma resposta

    Notifique-me sem que eu precise comentar: