Saiba como se prevenir e cuidar dos problemas que atingem a ATM
Marque uma Consulta: (71) 3034-4800

Quando a Articulação Temporomandibular (ATM) encontra-se alterada por alguma patologia, poderá apresentar uma função anormal conhecida como disfunção temporomandibular(DTM). Essa disfunção caracteriza-se por vários sintomas : dor na própria ATM, cefaléia (dores de cabeça), estalos ao abrir a boca, otalgia (dor no ouvido), dor articular, dor em região de face (muscular) , limitação da abertura bucal, dor na coluna cervical , cansaço crônico ao acordar, dor durante a mastigação (principalmente de alimentos mais rígidos), zumbido, vertigens ou tonturas, sensação de ouvido tapado, sensação que não está escutando direito, ou ainda  dor na mandíbula, etc

Dor de cabeça, dor no ouvido ou estalos na articulação são sintomas de patologias na ATM

Dor de cabeça, dor no ouvido ou estalos na articulação são sintomas de patologias na ATM

A quantidade e intensidade destes sintomas vai depender do tipo de patologia que está causando esta disfunção e fatores individuais. Quando há presença de dor, ela pode ter graus variados, dependendo também de quem a sente, porque o fenômeno dor é muito subjetivo.

O que deve ser questionado é: sempre que tenho um desses sintomas é uma certeza que minha(s) ATM (s) não estão funcionando adequadamente?

Na realidade  sempre que  o organismo apresenta qualquer sintoma,  ele já está dando indícios que algo não está funcionando corretamente e , portanto, deveremos ficar no mínimo atentos!

Dores de cabeça freqüente podem ser indicativos de tanto uma cefaléia crônica de causas locais ou sistêmicas , como de uma disfunção temporomandibular, hipertensão ou outras patologias…

É comum os pacientes me procurarem relatando apenas um sintoma e quando começo a fazer perguntas eles relatam vários outros que nem se davam conta que existiam por acharem “normal”. Por exemplo: já haviam feito vários tratamentos para cefaléia crônica sem nenhum resultado e me procurou por estar sentindo dor na mandíbula. Quando questionado ele relatava  dor ao mastigar alimentos duros e cansaço crônico. Relacionava os fatos à dor de cabeça freqüente e não a alguma patologia na ATM. Após tratamento sumiram todos os sintomas.

Nada melhor do que relaxar sem dor

Nada melhor do que relaxar sem dor

Os sintomas auditivos também são muito comuns em indivíduos que apresentam alterações em região de ATM. É freqüente os pacientes me procurarem relatando que já passaram por várias consultas com otorrinos com a sensação que o ouvido  está tapado ou que não estão escutando direito.

Portanto, a melhor conduta é  conversar com seu Dentista ou Médico, especialista na área para uma melhor investigação.

122 Comments

  • Elaine Cristina Rangel disse:

    Bom dia dra.
    Eu passei por umas dores de ouvido e doía ao mastigar durante umas 2 semanas ou mais.
    Depois de ir no pronto socorro e mais otorrino cheguei até um bucomaxilo que identificou minha dor dizendo que era o siso do lado esquerdo inferior que estava inflamado, pois bem, passei pela cirurgia de extração no dia 10/12/2015 quase um mês sinto muitas dores ao comer, minha boca só abre 2 dedos.
    São dores insuportáveis e muitos remédios sem nenhum sucesso .Dói do último dente até o queixo em todo lado esquerdo, sinto contrações como se estivesse arrancando os meus dentes, sensação de queixo queimado e o lábio inferior como se ainda tivesse anestesiado.O dentista disse que tive uma neuralgia mas segundo o neurologista nãos é .
    Poderia me dá alguma sugestão?

    • Cara Elaine, a dificuldade em abrir a boca geralmente é provocada por trismo após a extração( trismo é a contração da musculatura). Todavia a sensação de queixo queimado e lábios inferior anestesiado ( palavras suas), são indicativos de uma neurálgia sim. Em a
      Fins casos acompanha muita dor.

  • Kelly disse:

    Dr tenho dores na lateral do pescoço do lado esquerdo que irradia para ombro braço e costa e peito do lado esquerdo todos os dias tambem sinto dores de cabeça na região dos olhos e dor no ouvido, nos dois , tomo rivotril pra relachar a musculatura durante o sono mas nao tem resolvido . Acordo algumas vezes com a mao esquerda formigando meu braço dói de cima emaixo todos os dias.as vezes penso que estou enfartando mas ja faz tanto tempo q tenho estes sintomas

    • Cara kelly. Essa dor que irradia pode ser alguma compressão da média espinhal que reflete para membros superiores ( braço ), ou o inverso. Uma compressão do túnel do carpo no punho davi pressão de dormência e ascende até a coluna cervical. É necessário avaliar. Sugiro fazer uma avaliação com um ortopedista primeiro.

  • marly malta de carvalho disse:

    Bom Dia !

    Drª . por favor me dê uma orientação. Tenho ido à otorrino, já fiz duas audiometrias que indicam uma boa audição, mas com sintomas de labirintite, fiz fisioterapia . A otorrino me disse que não tenho retenção de cerume, mas a causa das minhas consultas decorre do fato de que, além da labirintite, ao me levantar sinto pressão nos ouvidos que me dão a sensação de que estão tapados, não tenho zumbido ,não tenho dor, não tenho prurido algum, mas isso tem me incomodado muito. Deitada essa sensação de ouvidos tapados passa ao quando me ponho em pé é que ela aparece, inclusive já fiz uma ressonância própria para a região, mas nada deu de errado. Agora fui ao um orto dentista e fiz um exame que me indicou um exame do maxilar, mas ainda não recebi o resultado,mas sei que tenho ou tive bruxismo.
    Isso tem me incomodado muito até porque tenho passado por um grande estresse . Isso teria alguma influencia no que eu estou sentindo nos ouvidos?

    Obrigada pela atenção , espero resposta. Marly

    • Cara matou, em alguns casos a sensação de ouvido tapado ocorre devido à má posição da mandíbula, que se encontra posteriorizada. O bruxismo pode provocar o desgaste dos dentes e consequentemente posteriorizacao da mandíbula.

  • Sarah nazik disse:

    Olá doutora, nos últimos 3 dias venho sofrendo com dores intensas no ouvido direito, que são acompanhadas de uma rigidez parcial da mandíbula e uma leve tontura . Estou tomando antiinflamatórios e analgésicos mas eles só resolvem momentaneamente.. gostaria de uma orientação. Obrigada.

  • Junior disse:

    De sinto minha cabeça pesada pq será isso ?

  • nara disse:

    Boa tarde,
    tenho muita dor ATM, e agora não da mais o barulho de estalo, mas a dor continua, sinto que nao consigo mais estalar, já fui no medico mandou fazer fisioterapia, mas não posso ainda, grana curta, tem algum exercício que possa fazer?? abraços

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.