Saiba como se prevenir e cuidar dos problemas que atingem a ATM
Marque uma Consulta: (71) 3032-0050

Quando a Articulação Temporomandibular (ATM) encontra-se alterada por alguma patologia, poderá apresentar uma função anormal conhecida como disfunção temporomandibular(DTM). Essa disfunção caracteriza-se por vários sintomas : dor na própria ATM, cefaléia (dores de cabeça), estalos ao abrir a boca, otalgia (dor no ouvido), dor articular, dor em região de face (muscular) , limitação da abertura bucal, dor na coluna cervical , cansaço crônico ao acordar, dor durante a mastigação (principalmente de alimentos mais rígidos), zumbido, vertigens ou tonturas, sensação de ouvido tapado, sensação que não está escutando direito, ou ainda  dor na mandíbula, etc

Dor de cabeça, dor no ouvido ou estalos na articulação são sintomas de patologias na ATM

Dor de cabeça, dor no ouvido ou estalos na articulação são sintomas de patologias na ATM

A quantidade e intensidade destes sintomas vai depender do tipo de patologia que está causando esta disfunção e fatores individuais. Quando há presença de dor, ela pode ter graus variados, dependendo também de quem a sente, porque o fenômeno dor é muito subjetivo.

O que deve ser questionado é: sempre que tenho um desses sintomas é uma certeza que minha(s) ATM (s) não estão funcionando adequadamente?

Na realidade  sempre que  o organismo apresenta qualquer sintoma,  ele já está dando indícios que algo não está funcionando corretamente e , portanto, deveremos ficar no mínimo atentos!

Dores de cabeça freqüente podem ser indicativos de tanto uma cefaléia crônica de causas locais ou sistêmicas , como de uma disfunção temporomandibular, hipertensão ou outras patologias…

É comum os pacientes me procurarem relatando apenas um sintoma e quando começo a fazer perguntas eles relatam vários outros que nem se davam conta que existiam por acharem “normal”. Por exemplo: já haviam feito vários tratamentos para cefaléia crônica sem nenhum resultado e me procurou por estar sentindo dor na mandíbula. Quando questionado ele relatava  dor ao mastigar alimentos duros e cansaço crônico. Relacionava os fatos à dor de cabeça freqüente e não a alguma patologia na ATM. Após tratamento sumiram todos os sintomas.

Nada melhor do que relaxar sem dor

Nada melhor do que relaxar sem dor

Os sintomas auditivos também são muito comuns em indivíduos que apresentam alterações em região de ATM. É freqüente os pacientes me procurarem relatando que já passaram por várias consultas com otorrinos com a sensação que o ouvido  está tapado ou que não estão escutando direito.

Portanto, a melhor conduta é  conversar com seu Dentista ou Médico, especialista na área para uma melhor investigação.

92 Comments

  • Gabriel disse:

    Dra. Sinto dores na mandíbula já faz uns três anos. Contudo acerca de 1 ano sinto dores fortíssimas, quase que insuportáveis. Moro no interior e aqui não temos um número significativo de especialistas na área. Recentemente fiz uma tomografia. Minha dentista disse que tenho um oclusão ruim, mesmo já tendo feito uso de aparelho ortodôntico. Minha boca tem uma boa abertura, porém ao fechar estala e desvia para a esquerda antes de fechar. Acordo com dores quase todos os dias, sinto fortes dores de cabeça e não posso nem sonhar em deitar com o rosto virado para a cama. Quando eu alongo o pescoço para frente e para trás, assim como para um lado e para o outro também ouço o estalo da mandíbula. O que devo fazer? Atualmente me mandaram para uma fisioterapeuta em atm, isso vai resolver?

  • Lais disse:

    Tenho otite externa, Síndrome da ATM, rinite, sinusite e ás vezes sai secreções do ouvido e fica inchado, dolorido e uma cor estranha.
    A síndrome da ATM pode ter causado tudo isso?

  • Diego Rezende disse:

    Boa tarde Dra!!!

    Ha meses sinto um peso na face,na região do maxilar!
    Sensação de cabeça pesada, e as vezes dor de cabeça! Mas a sensação de cabeça pesada é corriqueira e uma fraqueza , cansaço, as pernas chegam a ficar meio bambas!
    Devido a tudo isso, as vezes penso em que o problema seja de origem psicológica.

    Mas eu sinto muito estalo no maxilar, mas muito mesmo,rsrs . Basta um movimento na boca , por menor que seja ha os estalidos , e dois lados do maxilar! Não dói, e também!não me limita a abrir a boca, mas o estalido é constante! E sem falar no zumbido no ouvido 24hs por dia!!!

    Gostaria de saber se a causa desses sintomas podem sim estar ligado a disfunção de ATM???

    Att

    • Caro Diego, o termo disfunção, etimologicamente falando significa uma anomalia no funcionamento de qualquer estrutura, órgão ou sistema orgânico. Existem vários sinais e sintomas que caracterizam uma disfunção na articulação temporomandibular ou ATM: dor na própria articulação, ouvido ou musculatura, estalidos, limitação da abertura bucal,zumbido,tonturas, vertigens, cefaléias (dor de cabeça) etc. Não necessariamente a pessoa deve apresentar todos os sintomas para que se caracterize uma disfunção na ATM, como também existem muitas doenças que também simulam o mesmo quadro clínico, por apresentarem os mesmos sintomas. Eu sempre enfatizo a importância da procura de um especialista na área para um correto diagnóstico. Dor psicológica? com tantos sintomas?

  • Paulo Jose disse:

    Dr. boa tarde. Tenho um pequeno estralo do lado esquerdo do meu maxilar, mas que não me incomoda. O que me incomoda é que meu ouvidos tanto do lado esquerdo e direito, ficam tampando e destampando a todo tempo. Sinto um pequeno zumbido também do lado esquerdo do ouvido. Tenho um pouco de sinusite e rinite também. Fiz uma ressonância dos seios da face, no qual não acusou problemas de sinusite.

    Não sei qual especialista tenho que procurar para resolver o problema do meu ouvido. Poderiam me orientar?…obrigado.

    • Caro Paulo, os estalos em seu maxilar são indicativos que sua articulação não está funcionando como deveria. Apesar de ser o sintoma que, segundo sua mensagem , não considera tão importante, deverá ser analisado concomitante ao zumbido. Um dentista especialista em dor orofacial ou disfunção da atm é o mais indicado para o sr. Procurar. Quando recebo esses casos no consultório, geralmente solicito uma interconsulta com o otorrinolaringologista para descartar ou diagnosticar alguma patologia no ouvido interno. Se o seu zumbido é recente, recomendo que procure o mais rápido possível um especialista, porque quanto mais tempo de episódios de zumbido pior o prognostico para tratamento. Meu email é ivaniseb@yahoo.com.br Att. Dra. Ivanise Barros

  • Cristiane disse:

    Dra. Tenho uma dorzinha chata do lado esquerdo da cabeça que vai do pescoço ate a lateral da testa, sinto meu ouvido entupido e dependendo da forma que eu durmo minha mandibula estala as vezes não consigo abrir totalmente a boca. Isso tudo pode ser disfunção de ATM?

    • Cara Cristiane, todos esses sintomas podem ser indicativos de uma disfunção nas atms. Contudo, costumo salientar que várias patologias de base apresentam sintomas parecidos. É importante procurar um profisdional especialista em dor orofacial para um correto diagnóstico!

  • Élène disse:

    Dr.,j’ai reçu un diagnostique ATM avec arthrose et nécrose sévère à droite et modéré à gauche.Je suis en attente d’une chirurgie par une Maxillo-facial,j’ai toute les symptomes décrit ci-haut…,douleur machoire,oreilles,dents du haut,yeux,céphalées et même migraine incontrôlabe,cou,épaules et parfois jusqu’aux bras.
    J’ai tenté de rencontrer un autre maxillo-facial pour avoir un 2e avis…semble être très compliqué!!!J’étais prette même à payer…pas de maixllo au privé.
    Ma chirurgienne m’a expliqué qu’elle fera une seule tentative de nettoyage et injection de cortisone sous anestésie générale,et si non efficace,elle fera une autre chirurgie que j’étais une candidate parfaite pour la 2e…mais je ne sais même pas si la 1ere devrait se faire. merci éclairez-moi.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>