O que é o Lúpus? – Lúpus e a ATM - Tratamento da ATM - Dra. Ivanise Barros

O que é o Lúpus? – Lúpus e a ATM

Categoria: Destaques, Notícias - 7 junho 2010

Recentemente uma estrela pop, Lady Gaga, de apenas 24 anos, revelou ter propensão a desenvolver lúpus. Segundo entrevista exibida no fantástico, na matéria “Novos tratamentos melhoram a vida de quem tem lúpus” (assista, no final desta postagem, o vídeo desta matéria), ela disse que não tem a doença e nem apresenta sintomas, mas passou por exames laboratoriais recentemente, já que o lúpus é genético e existem casos em sua família e foi constatada a doença.

Lady Gaga - O seu exame deu positivo para Lupus

Lady Gaga - O seu exame deu positivo para Lúpus

Mas de que estamos falando? O que é o Lúpus?

É uma doença rara , autoimune (o sistema imunológico passa a reconhecer os tecidos  do próprio corpo como estranhos). Este processo acarreta em lesões locais (pele-também chamada de discóide), ou sistêmicas onde vários orgãos ou sistemas podem ser acometidos como renais, neurológicos, osteoarticulares e outros órgãos.

Acomete ambos os sexos (masculino e feminino). Contudo é mais comum em mulheres jovens e em idade fértil. Caracteriza-se por períodos de exacerbações e remissões.

Existe Cura?

Infelizmente ainda não há cura para esta patologia, apenas controle através de medicamentos e evitando fatores que a predispõe. O estrogênio, por exemplo, existe indícios que ele desempenha um papel facilitador para o desenvolvimento da doença, enquanto os hormônios masculinos desempenham um papel protetor. Alterações emocionais intensas podem provocar o aparecimento ou agravamento da doença.

A exposição ao sol deve ser evitada, para o paciente com lúpus

A exposição ao sol deve ser evitada, para o paciente com lúpus

A exposição ao sol deve ser evitada, uma vez que, pode provocar um exantema cutâneo (manchas ou pápulas na pele).Na menopausa existe uma tendência a diminuir espontaneamente.

A American College of Rheumatology (Academia Americana de Reumatologia) estabelece uma classificação para  critério diagnóstico que o paciente deverá apresentar pelo menos quatro dos onze critérios citados abaixo, para que seja diagnosticado com Lúpus Sistêmico:

1 – Critérios de pele/mucosa

  • Eritema Malar
  • Lesão discóide
  • Fotossensibilidade
  • Úlceras bucais/nasais

2 – Critérios Sistêmicos

  • Artrite-  não erosiva envolvendo duas ou mais articulações periféricas, caracterizadas por dor e edema ou derrame articular
  • Serosite
  • Comprometimento renal
  • Alterações neurológicas

3 – Critérios Laboratoriais

  • Alterações hematológicas
  • Alterações imunológicas
  • Anticorpos antinucleares

Estes critérios foram criados com o objetivo de uniformizar a definição do lúpus sistêmico.Todavia, alguns estudos científicos citam alguns pacientes com Lúpus sistêmico que não apresentaram quatro dos onze critérios propostos.

E o que isso tudo tem a ver com a ATM?

Por ser uma articulação integrante do organismo, ela também pode ser afetada em pacientes com Lúpus sistêmico. Aliás, é comum em doenças auto-imunes que a articulação temporomandibular sofra processos dolorosos ou degenerativos.

Tratamento

O tratamento do lúpus pode envolver corticosteróides e também anti-inflamatórios, imunossupressores e antimaláricos

O tratamento do lúpus pode envolver corticosteróides e também anti-inflamatórios, imunossupressores e antimaláricos

Vai variar segundo a gravidade da doença, ou ainda os órgãos afetados. Geralmente, utiliza-se  uma combinação de corticosteróides tópicos ou sistêmicos (via oral ou injetável), anti-inflamatórios, imunossupressores e antimaláricos.

Quando ocorre comprometimento da ATM (a articulação temporomandibular), a forma de tratamento vai seguir o critério de envolvimento, podendo ser utilizado um dispositivo interoclusal para alívio das pressões internas, por período variável, a depender da gravidade da doença. Lembrando que não é um tratamento que vai promover a cura e sim o controle e alívio dos sintomas.

Portanto, com diagnóstico precoce e tratamentos modernos, a qualidade de vida de quem tem lúpus tem melhorado.

Assista abaixo a reportagem do Fantastico sobre o Lúpus e a Lady Gaga:

Compartilhe!
    

    Comentários (1)

     

    1. ana cristina disse:

      obrigado pelos esclarecimentos muito boa matéria.Parabens

    Deixe uma resposta

    Notifique-me sem que eu precise comentar: