Bruxismo tem cura? - Tratamento da ATM - Dra. Ivanise Barros

Bruxismo tem cura?

Categoria: Destaques, Diagnóstico - 13 maio 2010

Bruxismo Tem Cura????????

Não, bruxismo não tem nada a ver com bruxas ou bruxarias!

Não, bruxismo não tem nada a ver com bruxas ou bruxarias!

A palavra bruxismo deriva do grego Brychein – ranger os dentes. Isto ocorre  num período que não corresponde a mastigação dos alimentos e de forma contínua, involuntária  e excessiva. Este hábito, bem como outros (roer unhas, chupar dedo), são muito comuns na infância e consequentemente podem causar danos às estruturas do sistema estomatognático e dor.

Ocorre normalmente durante o sono e acontece normalmente de uma forma não percebida pelo paciente.

Os dados existentes na literatura são controversos, com uma grande variedade de classificações e metodologias de investigação sobre o bruxismo. Isto impossibilita uma real comparação entre eles, pois diversos instrumentos diagnósticos tem sido utilizados.

bruxismo durante o sono

Para se ter uma idéia do problema, um artigo de revisão sistemática, publicado na revista Quintessence Internacional (quintessence int 2009;40:849-855), mostrou que, após uma revisão de 52 estudos sobre o tema, apenas dois dispunham de requisitos necessários para inclusão no estudo, que tinha como objetivo avaliar a correlação entre evidência científica da existência de bruxismo em crianças sua respectiva terapia. Nestes dois artigos, inclusos nesta revisão, um reportava-se ao amplo tratamento de crianças que apresentavam bruxismo com a cirurgia de vias aéreas superiores (adenoidectomia). No outro, a proposta de tratamento foi através de técnicas psicológicas. Nenhum dos dois apresentou condições específicas para a real etiologia do bruxismo.

Sua etiologia é multifatorial sendo regulada por mecanismos do sistema nervoso central e influenciada pelo sistema nervoso periférico. Isto explica porque hábitos orais, desordens temporomandibulares, mal-oclusão, hipopinéia e altos níveis de ansiedade podem predispor o indivíduo ao bruxismo.

É sabido que o bruxismo pode provocar fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes, fraturas dentais e distúrbios da articulação temporomandibular.

Portanto, podemos classificar os principais sinais e sintomas como:

Sinais e Sintomas:

  • Desgaste excessivo dos dente

    bruxismo e desgaste dentário

  • Dificuldade de dormir ou até mesmo insônia
  • Dor na musculatura facial
  • Irritação
  • Dor de cabeça

Tratamento do Bruxismo

Deve ser direcionado a etiologia.

  • Uso de dispositivo interoclusal
  • Diminuição do estresse com tratamento especializado
  • Tratamento da dor quando presente

Reabilitação

  • Aparelho ortodôntico/ortopédico para alinhamento e correto posicionamento dos dentes
  • Restaurações
  • Reposição de estruturas perdidas

No youtube podemos ver vários vídeos sobre bruxismo, mas um em particular me a atenção pela forma leve com que ele é tratado. Na realidade não é bem sobre bruxismo em si uma vez que é um quadro humorístico, contudo vale a pena conferir:

Compartilhe!
    

    Comentários (5)

     

    1. Rogerio disse:

      Parabens pela sinceridade na materia , o que falta hoje a medicos e dentistas tambem pode se incluir é um pouco de humildade e sinceridade.

      obs.Tenho bruxismo

      • Mônica disse:

        Isso é a mais pura verdade Rogério, tenho bruxismo também, com desgaste visível dos dentes, e acredita que já fui a vários dentistas que tiveram a cara de pau de dizer que não verificaram qualquer sintoma de bruxismo e deixaram por isso mesmo, não tenho qualquer tipo de orientação, uso placa de acrílico porque um dentista amigo resolveu produzir pra mim, mas dentista que me indicasse tratamento não apareceu.

    2. Eliana disse:

      Comecei a usar a placa de acrílico terça feira e hoje (sábado), apenas 4 dias depois minha placa ja esta furada, isso é possível?

      • É possível sim Eliana. Muitas vezes a placa é confeccionada muito fina e isso pode acontecer. Eu não utilizo mais essa linha de tratamento (placas), trabalho com dispositivos intra-orais (DIO), que embora também sejam de acrílico, são confeccionados de forma individual e padronizada. A altura do DIO é individual, o que evita que ocorra isto. Além do mais, a dinâmica da confecção é outra.
        Att. DRa Ivanise Barros

    3. Liliane disse:

      Dra Ivanise,

      Tenho 90% dos sintomas/incomodos descritos e ainda mais. Porém o único que não tenho é o mais comum que é o desgaste dos dentes. Segundo os especialistas que frequentei, o bruxismo que apresento é de apertar os dentes a noite e não de ranger. Já usei placa miorelaxante de silicone e agora estou usando a de material acrílico, o que pode me ajudar se não ranjo os dentes?

    Deixe uma resposta

    Notifique-me sem que eu precise comentar: